terça-feira, 11 de abril de 2023

8º ANO: TAREFA DE CASA 11/04 (FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO)

 ESCOLA MUNICIPAL PADRE PEDRO SERRÃO

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSOR:

TURMA 8° A TURNO: MANHà   DATA: 11/04/2023


ASSUNTO: FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO

Copie tudo na caderno, em seguida responda as questões:

FRASE: unidade linguística que pode conter uma ou mais palavras e expressar uma ideia completa, mesmo que não possua um verbo. Exemplos: "Olá!", "Bom apetite", "Azul é a cor do céu".

ORAÇÃO: unidade linguística que contém um sujeito e um predicado (verbo), expressando uma ideia completa. Exemplos: "João comprou um carro novo", "O cachorro late para a lua", "Ela estuda para as provas".

PERÍODO: unidade linguística que contém uma ou mais orações, expressando uma ideia completa. Pode ser simples (um único verbo)  ou composto (dois ou mais verbos). 

1. Leia os enunciados abaixo e classifique quem é FRASE, ORAÇÃO ou PERÍODO:

a)       Clara passeava com as crianças no jardim. (oração)

b)       Diga logo se vai poder sair hoje comigo. (período)

c)       As risadas não eram normais. (oração)

d)       Transmitirei o recado a sua namorada porque gosto de você. (período)

e)       Que medo! (Frase)

f)        Vocês assistiram à transmissão do jogo pela tevê? (oração)

g)       Que alívio, meu Deus! (frase)

h)       Sois anjo que me tenta e não me guarda. (período)

i)        Correram para a garagem e entraram no carro. (período)

j)        Coitadinho do garoto que perdeu a mãe e foi expulso da escola! (período)

k)       Coragem, companheiro! (frase))

l)        Mão Luizinho trêmula. (Não tem sentido lógico)

m)     O sobre verde era gramado céu. (Não tem sentido lógico)

n)       Fui, vim e venci. (período)


2. Leia o texto para responder a questão seguinte:

COMEU

Ela comeu meu coração

Trincou

Mordeu

Mastigou

Engoliu

Comeu

O meu

Ela comeu meu coração

Mascou

Moeu

Triturou

Deglutiu

Comeu

O meu

(...)

(Caetano Veloso)

 

a) De que forma é estruturado esse texto?

b) Sobre o que trata o texto?

c) As palavras que compõem o texto estão no seu sentido real ou em sentido figurado? Por quê?

d) Quantos e quais são os verbos que aparecem no texto?

e) Quantas orações há nesse texto?

3. Leia os enunciados e coloque nos parênteses F para frase, O para oração e P para período.

(   ) É importante conferir a documentação antes de entregá-la.

(   ) Saída de emergência.

(   ) Deixe seu comentário sobre o site e ajude-nos a melhorá-lo.

(   ) Apague a luz.

(   ) As chuvas fortes e abundantes alagaram grande parte da cidade, especialmente a região central.

(   ) Parabéns por tudo.

(   ) Que comportamento agressivo!

(   ) Agora, por favor!

(   ) Como o morador não vivia mais naquele endereço, a encomenda  não foi entregue.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

XXX